quinta-feira, 16 de agosto de 2007

Para que não haja enganos...

Bigode é o conjunto de pêlos faciais humanos, localizados entre o nariz e o lábio superior. Traço comum a ser preservado por alguns homens junto ou não de uma barba, mas também ocorre em mulheres que, em sua maioria, optam por raspá-lo. Pode dizer-se que o bigode é um traço facial que tende a identificar culturas geograficamente localizadas perto do equador, de que fazem parte países latinos e algumas culturas árabes. Na sociedade ocidental o bigode caiu em desuso nas últimas décadas, sendo substituído por uma crescente exigência de limpeza visual. Não é despropositado dizer que a sociedade global associa o bigode a alguns fenómenos sociais que não dependem da geografia. Motoqueiros e toureiros também são associados à estética bigode. Teve grande importância na sociedade do século XIX e primeira metade do século XX. A utilização demonstrava ostentação socio-económica e tinha uso quase que obrigatório entre os homens de grande importância no período acima citado.

1 comentário:

Gonçalo disse...

opá'h so tenho a dizer..k uma coisa é ter bigode..outra coisa é ñ ter...eu agr n tenho..olho po espelho..nem me reconheço...dou cmg a ter dialogos entre o chaon de bigodaça e o puto chaon sem bigodaça....e constatei que no meu futuro..quando for um economista famoso vai ser imprescindivel usar a minha igodaça bem farfalhuda!!